28 de Maio (não tentem lembrar-se de coisas)
28 de Maio, 28 de Maio, 28 de Maio... não posso esquecer-me!
Se me esqueço de telefonar, mata-me. Já o ano passado me esqueci. 28 de Maio, 28 de Maio...
- era importante que se lembrasse daquela data. Já em anos anteriores, quando era mais jovem e as costas mais verticais, se tinha muitas vezes esquecido e arranjado sérios problemas, mas, desta vez, estava a apostar seriamente na sua memória e não se cansava de repetir para dentro: 28 de Maio, 28 de Maio, 28 de Maio... e, às vezes, já que já não partilhava a casa, para fora: 28 de Maio, 28 de Maio...
De manhã, a lavar os dentes, frente ao espelho, testava-se: - Qual é a data? 28 de Maio. Quando tenho de lhe telefonar? 28 de Maio. - a coisa parecia estar a tomar forma.
Certa noite, descansou. Em vez de escrever as suas já habituais cinquenta repetições, (28deMaio28deMaio28deMaio28deMaio28deMaio...) ficou a ver televisão.
Um contra todos suzette do bombarral já só tem 35 adversários categoria Europa "Quando se assinou o tratado de Roma?" não esperava pelas hipóteses sabia perfeitamente - 28 de Maio!
Estranho...não consta das hipóteses. Enganaram-se... - mais adiante o mesmo lhe aconteceu com a implantação da república e com a chegada do homem à lua, um conjunto de coisas fantásticas parecia ter acontecido a 28 de Maio. Foi dormir.
No dia a seguir, saiu como de costume, o senhor Caetano da mercearia: - Bom dia! - 28 de Maio! - cara estranha de resposta, talvez estivesse mal disposto... a dona Antónia do 3ºb: Olá, como vai? - 28 de Maio! - também esta com um olhar esquisito, era normalmente tão simpática...
De volta a casa, cozinhar e música. 28 de Maio toca 28 de Maio em 28 de Maio menor, agradável, indiferente. E as batatas sabiam a 28 de Maio.
Sem se ter apercebido, aquela data tomara conta da sua cabeça. Encheu-a e expulsou tudo o resto de lá de dentro. Sentia, pensava e dizia 28 de Maio e a esquerda e a direita e o preto e o branco e o mal e o bem eram 28 de Maio.
Nunca mais recuperou.
No dia 28 de Maio daquele ano, não telefonou a ninguém porque, na altura, 28 de Maio.
Morreu dia 29, de 28 de Maio.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home